
Falando em doenças graves que precisam atenção essa é uma doença que tanto pode não ser tão grave se cuidada da devida forma como pode tirar tudo na vida de uma pessoa a níveis extremos, que no caso é a diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltiplas, causada pela falta de insulina ou da incapacidade de insulina exercer cruelmente seus efeitos, gerando um aumento na glicose do sangue. A diabetes vem a se originar devido ao pâncreas não ser capaz de produzir o hormônio da insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo, ou porque este hormônio não é capaz de trabalhar da forma correta. A insulina é responsável pela redução da glicemia ao permitir ao açúcar que está presente no sangue possa penetrar dentro das células, mesmo que ele não aja corretamente, com toda certeza, haverá o aumento de glicose no sangue e, consequentemente, a diabetes estará a oportunidade de entrar.
Quanto aos tipos a diabetes não é uma doença que se de uma única forma ela tem algumas variações cada uma com um grau de danos para a saúde, mas note que nenhum desses tipos é uma doença na qual você deva levar levianamente. começando pela diabetes tipo 1, o pâncreas perde toda a capacidade de produzir insulina em decorrência de um defeito no sistema imunológico, fazendo com que nossos anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio. O diabetes tipo 1 tem uma taxa de 5 a 10% dos pacientes mas não se engane outros formas da doença podem vir a evoluir para o tipo 1 se não cuidada.
outro forma dessa terrível doença é a pré-diabetes é um termo usado para indicar que o paciente tem potencial para desenvolver a doença, um meio termo entre o nível normal e um nível para adquirir a doença, nesse caso indo para o diabetes tipo 2, nesse caso a razão sendo que o tipo 1 não tem uma pré-diabetes, a pessoa nasce com uma predisposição genética ao problema e a impossibilidade de vir a ter um bom nível de produção da insulina, podendo desenvolver o diabetes em qualquer idade.
Seguindo ao diabetes tipo 2 ela se dá graças a combinação de 2 fatores, a diminuição da secreção de insulina e um defeito em sua ação, como a resistência a insulina. Geralmente, o diabetes nível 2 pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis, entretanto, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença. 90% dos pacientes se encaixam no tipo 2 da doença. Algumas pessoas ainda ficam na dúvida se a diabetes pode passar de uma pessoa para outra, podemos dizer com toda certeza que de uma pessoa para outra isso não ocorre. O que pode a vir acontecer é uma pessoa que tenha a diabetes tipo 1 , pode ter uma propensão genética para se ter a doença e não uma transmissão comum. Pode acontecer, por exemplo um pai ter a diabetes e seus filhos nascerem totalmente saudáveis sem nenhum predisposição a desenvolver a doença. Já quanto ao caso do tipo 2 ele tem uma condição multifatorial: tendo maus hábitos como sedentarismo e obesidade, trazendo assim uma implicação que favoreça o surgimento da doença, explicando assim que hábitos mantidos por uma família gere a doença surgir entre eles, mas há também a propensão da genética não fica de fora no tipo 2 sendo um fator possível também.