A depressão é uma doença e não deve ser ignorada

A depressão é um distúrbio que gera uma tristeza profunda, perda de interesse generalizado, falta de ânimo, de apetite, ausência de prazer e mudanças bruscas de humor que podem resultar em pensamentos suicidas. Devido a essa gravidade dessa preocupante doença é preciso de um acompanhamento médico, tanto para o diagnóstico quanto para o tratamento adequado. A depressão atinge uma quantidade gigantesca de 300 milhões de pessoas em todas as idades do mundo, segundo a Organização mundial da saúde. No nosso brasil, a estimativa é que 5,8% da nossa população total seja afetada pela doença.

É preciso ressaltar um ponto importante tristeza e depressão há uma grande diferença entre as duas. Tristeza pode ocorrer provocada por algum fator do cotidiano, onde a pessoa realmente sofre aquilo até assimilar o que está acontecendo e geralmente não dura mais do que 15 a 20 dias. Já a depressão quando ela baixa em uma pessoa e não é tratada corretamente pode piorar e passar por 3 estágios: leve, moderada, e grave.

Quando uma pessoa pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas: apatia, falta de motivação, medos que antes não existiam, dificuldade de concentração, perda ou aumento de apetite, alto grau de pessimismo, indecisão, insegurança, insônia, falta de vontade em praticar hábitos antes prazerosos, sensação de vazio, irritabilidade, raciocínio demasiado lento, esquecimento, grande picos de ansiedade dependendo do caso, angústia. outros casos alguns indivíduos podem vir a ter inclusive sintomas físicos que os médicos ainda não encontraram um causa aparente, como : dores na barriga, má digestão, azia, constipação, flatulência, tensão na nuca e nos ombros, fortes dores de cabeça, dores pelo corpo, uma pressão incomodando no peito. fique atento tais sintomas, são fortes indícios de uma depressão. se você achar, que algum dos sintomas alguém que você conhece possui ou mesmo você se depare com algum desses sintomas procure o quanto antes um especialista para ter um diagnóstico e tratamento corretos. se for o caso evite ficar com medo, ou vergonha de se expressar o que realmente está sentindo e vivenciando, pois esses profissionais irão se basear em dados coletados em acompanhamento para poderem prescrever um tratamento e a partir daí, o paciente voltar a ter qualidade de vida, com alegria e bem estar.

Se você acha que a relação entre o suicídio e a depressão não é próxima infelizmente a realidade diz o contrário eles são íntimos muito íntimos. Contudo, nem toda pessoa que está na depressão chega ao risco do suicídio.

O impulso que leva a pessoa a tirar a própria vida está relacionada a alguns fatores, sendo alguns deles estes a seguir se você se depara com a familiaridade com algum deles,  se for alguém que você conhece recomendamos que se puder procure ajuda para ela mas sem inicialmente chamar a atenção. Um grave quadro depressivo: quanto mais grave quadros maiores chances de subir a porcentagem na direção do suicídio. pessoas em quadro depressivo com uso de álcool e drogas, podem causar intensificar o quadro depressivo após o uso e são extremamente graves, pois potencializam o estado atual que já não está baixo. Algumas situações existenciais como as pessoais  com uma soma de diversos fatores como: idade, presença de uma doença crônica ou terminal, desesperança. a presença de traumas psicológicos como os abusos infantis são os recordistas entre os sintomas que somados ao quadro depressivo potencializam o suicida mais fortemente.

Deixe um comentário