
Falando em saúde como principal foco do local não podemos deixar de lado essa doença que a tantos anos prejudica a vida de milhares de brasileiros. Sim é uma doença que já perdura por vários anos aqui no nosso país e nos primeiros meses de 2019 ela já mostrou um crescimento de 264% só de dezembro de 2018 a março de 2019. Um período curto para um salto tão considerável de uma doença tão antiga já presente no país.
Devido a tão alarmante e preocupante número não poderíamos de boa consciência deixar de falar dessa doença. Em matéria de números de pessoas foram registrados 229.064 pessoas confirmadas com dengue nas primeiras 11 semanas de 2019 segundo o Ministério da saúde. Mas vamos falar por partes apesar da quantidade assustadora no número, o que vem a ser a dengue é uma doença febril aguda que é transmitida por um vírus, sendo um dos grandes problemas da saúde não só aqui como no mundo inteiro.Doença essa transmitida pelo infame mosquito Aedes Aegypti, que se prolifera em áreas tropicais e subtropicais. Hoje em dia já é possível se proteger dela com a vacina contra a dengue. Segundo um relatório divulgado pelo ministério da saúde, divulgado em janeiro de 2018, foram registrados menos prováveis casos da dengue em 2017, 252.054 contra 1.483.623 em 2016 uma considerável redução. Segundo a OMS( organização mundial da saúde) há uma estimativa de que 50 a 100 milhões de pessoas sejam infectadas com a dengue anualmente em mais de 100 países de todos os continente, Com a exceção da Europa. desse número em torno de 550 mil são precisos ser internados em hospital e 20 mil desses morrem devido a dengue. Um fator que torna difícil lidar com a dengue é o fato de que a quatro tipos de manifestação da mesma doença. de acordo com 4 sorotipos : DEN-1, DEN-2, DEN-3, DEN-4. Se uma pessoa tem dengue tem uma baixa imunidade relativa contra um dos outros sorotipos.
Ela não é uma doença que deva ser tratada levianamente pois é potencialmente grave, podendo evoluir para um estado ainda mais perigoso a dengue hemorrágica a síndrome do choque da dengue, caracterizadas por sangramento e queda da pressão arterial, o que eleva o risco de morte. A melhor maneira de combater essa doença é no campo da prevenção da doença, protegendo o ambiente contra reprodução do mosquito.